segunda-feira, 25 de março de 2013

Uma Reflexão - Quem Habita as Terras Secas?

"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca". 
Salmos 68:6


     No Final do ano de 2005 Deus me deu uma oportunidade única de cuidar de 47 ovelhas do meu pai. Sim. ovelhas, animais. Elas eram da raça Santa Inês e SRD. Tive muitas experiências interessantes. Deus ministrava profundamente ao meu coração até mesmo nos mínimos detalhes.    Eram apenas 13 no início, mas meu pai se empolgou e comprou mais, e elas também deram crias saudáveis. Meu trabalho inicial era apenas o de passar o capim elefante na forrageira. Mas devido um inesperado problema de saúde de meu pai, me vi no dever de cuidar delas: colher o capim, carregá-lo, passar na forrageira, colocar nos coxos, dar sal, água, vacina, vitamina, liberar pro banho de sol... correr dos que eram bravos e por aí vai. Eu estava fazendo um tratamento de saúde na época. E foi para mim um grande desafio. Entre sorrisos e lágrimas, foram oito meses de aprendizado e trabalho árduo.

     As longas conversas com meu pai, um homem calmo e de uma sabedoria riquíssima de vida, foram lições que guardo em meu coração e mente. Muitas ele falava, outras apenas observava o exemplo.

     Há vários anos me indagava sobre o versículo seis do Salmo 68. Eu não entendia o que significava o fato de os rebeldes habitarem terras secas, estéreis. E ficava perguntando para Deus, pedindo clareza. Certo dia mudamos o pasto das ovelhas. Então, conduzimos o rebanho para o novo pasto verdejante. Deu trabalho porque elas já estavam acostumadas com o mesmo caminho todos os dias. Com paciência e alguns minutos conseguimos. Duas ovelhas  não quiseram acompanhar o rebanho, elas não seguiam a voz do pastor que com muito esforço tentava conduzí-las para o novo pasto. Ficamos quase duas horas na luta, sem sucesso. Percebemos que não conseguiríamos e as deixamos no pasto antigo. Ao cair da tarde, fomos receber as ovelhas alimentadas, para beberem água, comerem ração e dormirem. Mas as duas que não seguiram a voz do pastor berravam de fome. Elas ficaram na terra seca, apesar de nossos esforços. A noite em meu quarto as ouvia berrar. Eu me lembrei do Salmo 68 versículo 6 e antes de dormir fui meditar nele. 

     Deus usou esse acontecimento para me mostrar o que significava essa parte do versículo que há anos eu indagava. Jesus nosso Bom pastor nos indica o caminho com Sua voz. E vai sim nos guiar por pastos verdejantes. Acontecerão momentos de mudança em nossas vidas. Nem sempre vamos entender. Mas precisaremos confiar em nosso pastor e seguir sua voz para que não fiquemos em terras secas e estéreis. Deus usa nossos pastores aqui na Terra para nos orientar. Ele tem levantado homens cheios de sabedoria para apascentar Seu rebanho nesses últimos dias também. 

     Sejamos ovelhas... estejamos sensíveis a voz do Bom Pastor e a sigamos. Habitemos em segurança. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." 
João 10:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário