quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tempo de Tomada de Decisões... Calma... Paz! :)

“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” Is 30:21

   
  Estamos no fim de mais um ano. E nessa época começamos as avaliações, as promessas para o próximo ano e planejamentos. Muitas são as decisões a tomar, cobranças, alegrias e às vezes aquela sensação de que deixamos de alcançar algumas metas. Vestibular, provas de concurso, aumento da correria no trabalho. Parentes vem e vão  em visitas familiares... Balanço! E aquele amor? Aquele trabalho? Aquele curso que no fim do ano passado decidimos fazer, decidimos viver? E os quilinhos que prometemos pra nós mesmos perder. E o futuro, como vai ser?

     Tomar decisões não é fácil, mas precisamos toma-las. Às vezes a cabeça fica cheia demais, parece que aquela paz que excede todo o entendimento[1] está longe de nós. E de repente a gente para! Fica em silêncio e começa a senti-la novamente, inundando todo nosso ser. No silêncio ouvimos nossa respiração, sentimos mais quem somos nos acalmamos e ouvimos a voz de Deus. Calmamente, de forma suave e doce. Ele o Bom Pastor[2] e nos guia, nos dá segurança de que tudo coopera para o nosso bem. A voz inconfundível sussurra nosso nome e nos orienta o caminho a seguir.

    Paz, ela está presente em meio a toda essa correria. Paz, ela está presente mesmo em meio às lutas do dia-a-dia, nos momentos mais difíceis, no choro, nas perguntas sem respostas ou nas respostas que não conseguimos aceitar. Porque ela excede nosso entendimento e em muitos momentos precisamos PARAR[3]! Deixar de correr, apenas se aquietar e sorrir pra nós mesmos porque sabemos que Ele é Deus[4] e cuida de nós. Ele nos dá condições de superar[5], Ele mesmo plantou essa força em nós. Ele mesmo nos criou[6] com a capacidade extraordinária de sonhar, projetar, planejar, desejar e realizar. E Ele nos dá as ferramentas para caminhar nos despojando de tudo que pesa em nossos ombros.[7]

     A correria é geral, o “sistema” impõe um ritmo de vida, manipula a rotina e isso adoece. Porque precisamos PARAR, nos aquietar, contemplar o belo; precisamos nos ouvir e só nos ouvimos quando estamos em silêncio. Nós precisamos ouvir Deus e Ele fala de diversas formas, a multiforme graça de Deus nos alcança e envolve e Ele lida com cada filho de forma singular. Mas é interessante refletir no fato de que Ele fala de forma mansa e suave[8]. E exercitarmos a calma, pois não há contemplação em meio à correria.

     É indiscutível, fim de ano é tempo de reflexão, balanços, planejamentos. E como fazer? Quais as decisões mais acertadas? Então, podemos nos calar, silenciar e ouvir a direção vinda Dele para nos dirigir no caminho. E nesse caminho, cada um de nós tem um ritmo. Às vezes dançamos sozinhos e em outras dançamos juntos, mas dançamos a dança da vida na certeza de que, nesse tempo de tomada de decisões Ele nos orienta. Eu posso desfrutar de Sua paz! J Confiança!
Pra. Marcilene Almeida
  



[1] Fl 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
[2] Jo 10:14 “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”.
[3] Is 30:15”Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes”.
[4] Sl 46:10 “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra”.
[5] ! Co 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
[6] Gn 2:7 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
[7] Fl 3:13-14 “ Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
[8] 1 Re 19:12 “E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário